TIC em Foco no fitness: conheça o Runtastic

0
294

Voltando à série de aplicativos que os fanáticos do fitness precisam conhecer, hoje vamos apresentar o Runtastic, possivelmente o mais famoso aplicativo de corrida disponível no mercado (lembrando que a empresa também conta com aplicativos para diversas outras modalidades, como treinamento corporal, abdominais, entre outros, que funcionam de maneira semelhante ao de corrida. Neste post, no entanto, nosso foco será no aplicativo original).

O treino de corrida tornou-se uma das práticas mais utilizadas no Brasil e no mundo, pela sua simplicidade, efetividade tanto para condicionamento físico como para emagrecimento, e para muitos até mesmo como uma forma de diversão e combate ao stress – por que não? -, pois não existe sensação melhor que ter as pernas movendo-se livremente, o suor escorrendo pelo corpo e os problemas do mundo ficando cada vez mais distantes, durante aquele breve período de tempo. Assim, não é à toa que as empresas de TI encontraram logo esse nicho do mercado e, dentro deste contexto, surgiu o Runtastic, um aplicativo para ajudar o usuário a acompanhar sua performance na corrida, montar treinos, descobrir rotas e compartilhar seus resultados com os amigos nas redes sociais (Tela 1).

O aplicativo é simples de usar e está disponível para Android, iOS e Windows iPhone. Para iniciar, basta abri-lo e ler o mini tutorial (ou deslizar o dedo para pular). Em seguida, o usuário deverá se registrar com uma conta nova ou entrar com a sua conta do Facebook, colocando informações, como peso e altura, para ajudar o app a criar os treinamentos mais indicados em cada situação. Na porção superior da tela do Runtastic, o usuário encontrará uma opção para iniciar o aplicativo. Ao tocá-la, terá acesso ao menu, com tipo de exercício, intensidade e possiblidade de conexão a uma pulseira ou monitor externo. Selecionando entre as opções, é possível definir parâmetros variados, como tipo de atividade e seleção de rotas. Depois, é só clicar em iniciar e começar o treinamento.

O treino realizado será registrado no diário de treinamento do usuário, acessível a qualquer momento. O usuário também pode ter acesso a informações e relatórios diversos, relacionados com distância, duração, velocidade média, frequência cardíaca, gasto calórico, etc. (detalhe: todas essas informações também são acessíveis durante o treino!). Esses dados e informações permitem que o usuário avalie os parâmetros que se ajustam mais aos seus objetivos, seja emagrecimento ou melhoria da saúde, e acompanhe a sua evolução ao longo do tempo. Também é possível postar os resultados nas redes sociais e receber motivação e comentários dos amigos.

O Runtastic inclui a venda de planos de treinamento avulsos. O usuário pode escolher dentre objetivos diferentes e receber um plano de treinamento específico criado por um treinador conceituado (a equipe conta até mesmo com um campeão olímpico!). O único senão desta opção é que o app deixa de ser gratuito e alguns dos planos de treinamento, quando comprados avulso, têm um preço relativamente salgado. Mas os usuários que pagam o plano Premium têm acesso total a esses planos de treinamento.

Conclusão

Com plano Premium ou não, o Runtastic continua sendo uma das melhores opções para o usuário acompanhar as suas corridas (ou outras atividades, pois o aplicativo também funciona para caminhadas, bike, etc.). Somente a possibilidade de poder registrar parâmetros diversos do treinamento em um diário com um rápido toque no celular já faz que valha muito a pena. A única crítica que podemos fazer ao Runtastic é que a versão Premium apresenta muitos mais benefícios que a gratuita. A empresa poderia fornecer um pouco mais na sua opção de plano gratuito ou tornar seus preços pagos mais acessíveis.

PONTOS FORTES
  • Extremamente fácil de usar
  • Traz várias funcionalidades, especialmente na versão Premium
  • Disponível em português
  • Versão para Android, iOS e Windows iPhone
  • Grande quantidade de planos de treinamento na versão Premium, criados por profissionais conceituados
PONTOS FRACOS
  • Versão Premium muito superior à versão gratuita, mas com preços relativamente salgados
- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Lucas R. De Pierro
Colaborador do site TIC em Foco. Graduado em fisioterapia pela Universidade de São Paulo, e atualmente cursa Pós-Graduação em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Unicamp. Já atuou tanto em ambiente hospitalar quanto em academias e espaços voltados ao bem estar e, como entusiasta das novas tecnologias, busca sempre aplicá-las ao seu ambiente de trabalho. Colaborador do site TIC em Foco, buscará trazer para os leitores o que está acontecendo no setor de TIC, em especial nas verticais saúde, fitness e bem-estar. As contribuições dos colaboradores para o site não necessariamente refletem a opinião dos administradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.