TIC em Foco no fitness: conheça o MyFitnessPal

0
354

Hoje daremos início a uma série de artigos que buscarão trazer o que existe de mais novo, prático e útil no quesito tecnologia voltada para o fitness. Aqui serão analisados os aplicativos e dispositivos que todos os amantes de esportes, treinamentos e exercícios em geral precisam conhecer. Estamos também sempre abertos a sugestões, e caso tenham alguma dica ou curiosidade de aplicativos que possam ser testados pela nossa equipe dentro desta área de fitness e saúde, coloquem nos comentários que iremos procurar trazer informações a respeito.

Para inaugurar essa nossa nova seção, iremos começar com o que é, na opinião deste humilde redator, o mais simples e funcional aplicativo para aqueles que querem ganhar sua batalha contra a perda de peso, o MyFitnessPal.

Trata-se de um aplicativo para Android, iOS, Windows Phone, Blackberry ou simplesmente online, que funciona como um diário nutricional e de treinamento, com funções que permitem o usuário controlar as calorias que entram e saem do seu corpo, bem como registrá-las dia a dia. Também traz dicas e informações e possibilita a monitoração do treino e alterações na rotina, visando ao objetivo final, que pode ser tanto perder como ganhar peso (para os fanáticos da musculação!).

Ao iniciar o software, o usuário deve se registrar e colocar suas informações corporais, como peso, altura, idade, etc., bem como o seu nível de atividade diária e quantas vezes pretende treinar por semana, além de informações sobre os objetivos que quer alcançar (qual o peso alvo e quantos kg pretende ganhar ou perder semanalmente) (Tela 1). Com essas informações, o programa irá determinar a quantidade aproximada de calorias que a pessoa precisa ingerir diariamente, e quanto peso ela provavelmente irá perder até uma data determinada.

É nesse momento que começa a verdadeira diversão: a partir daí o usuário pode entrar em uma seção de alimentação ou exercícios e incluir tudo o que foi feito ou planejado para o dia. Na parte de alimentação, é possível registrar alimentos para o café da manhã, almoço, jantar e lanches (Tela 2).

Em exercícios, o software apresenta as opções de incluir tanto atividades aeróbicas (baseado no tempo e tipo de exercício informará a quantidade de calorias gastas, em média) ou treinamento resistido (podendo inserir o número de séries e repetições) (Tela 3).

O aplicativo conta com uma base de dados gigantesca, tanto na parte de alimentos como de exercícios. Os usuários podem pesquisar por marcas, tipos e condição de preparo dos alimentos. O software irá fornecer a quantidade de calorias, bem como a distribuição de macronutrientes e até mesmo de alguns micronutrientes. Os exercícios também poderão ser especificados. Você poderá saber quantas calorias queimou em uma corrida ou em uma partida de badminton, por exemplo. Assim que computadas todas as atividades e refeições do dia, o MyFitnessPal notifica o usuário se necessita realizar mais exercícios, comer mais ou menos, tudo levando em consideração os objetivos especificados anteriormente.

Ao longo de sua jornada, o usuário também poderá gerar análises e gráficos do seu desempenho em relação ao peso corporal, para visualizar sua progressão no decorrer do tempo. Considerando esses dados, poderá modificar ou manter seus objetivos, rever dieta e/ou treinamento.

Conclusão

A luta contra o peso é, para muitas pessoas, uma tarefa quase impossível. O aplicativo contribui para que a jornada seja mais fácil, pois quando o que realmente conta é o longo prazo, a progressão e o acompanhamento do dia a dia tornam-se extremamente vitais para o alcance do objetivo final. Na nossa opinião, não existe ferramenta mais eficaz nesse sentido do que o MyFitnessPal, que alia objetividade, uma interface simples e eficiente, além de ser completamente grátis e apresentar versão em português. Se fosse para apontar algum ponto fraco no programa, seria o fato de não apresentar dicas e instruções de profissionais qualificados da área, ou recomendações de alimentos e de exercícios, e portanto os usuários mais inexperientes precisariam buscar essas dicas e informações em outras fontes.

PONTOS FORTES
  • Simples de usar e eficiente
  • Bases de dados gigantesca de alimentos e exercícios
  • Disponibilidade de versão em português
  • Acesso por dispositivos móveis
  • Gratuito
PONTOS FRACOS
  • Não fornece dicas ou instruções de profissionais da áreas
- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Lucas R. De Pierro
Colaborador do site TIC em Foco. Graduado em fisioterapia pela Universidade de São Paulo, e atualmente cursa Pós-Graduação em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Unicamp. Já atuou tanto em ambiente hospitalar quanto em academias e espaços voltados ao bem estar e, como entusiasta das novas tecnologias, busca sempre aplicá-las ao seu ambiente de trabalho. Colaborador do site TIC em Foco, buscará trazer para os leitores o que está acontecendo no setor de TIC, em especial nas verticais saúde, fitness e bem-estar. As contribuições dos colaboradores para o site não necessariamente refletem a opinião dos administradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.