Tendências em Educação: os Massive Open Online Courses

0
125

A TI pode ser um aliado no resgate de interesse dos jovens pela educação e, ao mesmo tempo, responder de modo rápido e ágil às necessidades urgentes de formação de recursos humanos. Novos dispositivos equipados com bússolas digitais, câmaras duais, áudio sem precedentes, etc. combinados com as vantagens óbvias da mobilidade têm potencial para levar o ensino a distância a um novo patamar. Vários artigos disponíveis na Internet discutem essas novas tendências em educação. A seguir, apresentamos uma delas: os Massive Open Online Courses (MOOC).

O que são os MOOC?

Os MOOC são cursos a distância fornecidos em ambientes que permitem alcançar milhares de estudantes simultaneamente. Universidades famosas e reconhecidas, incluindo Harvard, MIT, Caltech, Berkeley e Princeton, já fornecem conteúdo neste formato.

Em geral, os MOOC são gratuitos ou de baixo custo. Mas a tendência do preço é subir, quando se tornarem mais sofisticados, incluindo webinars, discussões, wikis, etc. É provável, também, que passem a oferecer grades curriculares oficiais e créditos que poderão ser transferidos de uma escola para outra, o que acarretará mudanças no formato clássico de ensino universitário.

Oportunidades abertas para serviços complementares

Ainda é cedo para prever o quão radical serão as mudanças provocadas pelas transformações digitais na área da Educação. Os MOOC não podem oferecer todas as vantagens que um estudante obtém ao frequentar uma escola. No ensino a distância, o lado prático, mão na massa, do processo de aprendizagem se perde, assim como as oportunidades de convívio com os pares.

Embora os fornecedores de MOOC não tenham como suprir essas deficiências, é provável que surjam serviços com o propósito de superá-las. No futuro, por exemplo, empresas ou tutores independentes poderiam ser oferecer para apoiar estudantes de MOOC, substituindo o papel de participação no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos que os professores atuais desempenham nas escolas tradicionais. O serviço de apoio provavelmente será oferecido na web. Para reduzir custos e permitir colaboração, os tutores talvez busquem promover grupos de estudos para alunos interessados em um mesmo conteúdo.

É possível, também, que os alunos dos MOOC queiram se reunir por conta própria, alugando um local apropriado para o encontro. No futuro, o aluguel de sala por tempo determinado para grupos de estudantes de cursos online poderia se tornar um serviço corriqueiro.

Uma das dificuldades com os MOOC é que, em muitos casos, o aluno não recebe um certificado ao concluir o curso. Apesar de poder relacionar os cursos concluídos em seu currículo, o empregador não terá condições de avaliar o resultado obtido com o processo de aprendizado. Mesmo nos casos em que os forneceres de MOOC oferecem certificados, ainda existe a necessidade de uma certificação independente. Isso abre oportunidade para empresas com competências em avaliação. Uma empresa certificadora poderia até mesmo vir a conceder diploma, em nível de colégio, após a realização de um conjunto de exames.

Parte do processo de aprendizagem tradicional inclui as atividades práticas em laboratório. Elas são relevantes especialmente nos ensinos de biologia, física e química. Os estudantes de MOOC não têm a oportunidade de acesso a laboratórios. Muitos deles certamente teriam interesse em pagar por tempo de uso de laboratórios educacionais. O serviço pode ser ofertado junto com outros, tais como tutorias individualizadas ou em grupo e pacotes que incluem o aluguel de espaço para aprendizagem conjunta, por exemplo.

Um dos grandes benefícios da educação tradicional é a atmosfera única criada pela comunidade de estudantes. Os estudantes de MOOC provavelmente também gostariam de poder vivenciar esta experiência. Assim, uma oportunidade futura de negócios poder estar na criação da atmosfera dos colégios para os estudantes de MOOC. Isso poderia ser feito, por exemplo, através de serviços de habitação conjunta: os estudantes de MOOC residem em um mesmo local, ainda que acessando um conteúdo individualizado.

Nas escolas em formato tradicional, o aluno não necessita se preocupar com o processo de gestão do seu aprendizado. Nos MOOC, esta gestão ficará a cargo do aluno, cabendo-lhe a responsabilidade de planejar a sua trajetória, buscando tutores e companheiros de estudo e definindo o que aprender e em que ritmo. Todas essas incumbências tornam a tarefa de gestão complexa. As dificuldades poderiam ser contornadas com a oferta de serviços de consultoria para o desenvolvimento de trajetórias educacionais.

Assim, no futuro, caso os MOOC venham a substituir o formato de entrega tradicional, pode ser que a educação não seja gratuita, mas o seu custo será inferior ao atual, em virtude da concorrência realizada por pequenas empresas (ou pessoas) prestadoras dos vários serviços que certamente surgirão para agregar valor aos MOOC. É muito provável que estes serviços sejam mais democráticos e criem barreiras menores à entrada de fornecedores do que as que são impostas atualmente pelo sistema formal privado de ensino.

- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Virgínia Duarte
Socióloga e cientista política, com especialização em gestão empresarial. Foi responsável pela área de Inteligência da Softex. Responsável técnica e coautora de várias publicações sobre o setor de TIC. É sócia-diretora da TIC em Foco Estudos e Projetos e editora do site/blog TIC em Foco.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.