RFID no futuro: leitores suspensos monitoram toda a loja

0
180

Atualmente, a necessidade de aumentar a eficiência e reduzir custos é mais importante que nunca. Existem poucas indústrias em que isto é mais crítico que no varejo – especialmente em se tratando do varejo com lojas físicas, sob ameaça constante das lojas virtuais. Para manter vantagem competitiva e lucratividade, os lojistas trabalham com a necessidade de diminuir os custos. Mas que custos? Reduzir drasticamente a equipe de vendas ou a quantidade de inventários pode ser muito prejudicial para os negócios.

Uma alternativa, para muitos lojistas, tem sido espaçar a realização dos inventários e diminuir os custos associados, simplificando a gestão do estoque com apoio da tecnologia de RFID (Identificação por Radiofrequência). Empregar soluções de RFID no varejo não apenas reduz os custos, mas permite uma gestão mais precisa do estoque e melhora a experiência do cliente, contribuindo para o crescimento das vendas.

O fator chave para uma estratégia bem-sucedida de RFID no varejo, no entanto, tem a ver com o modo pelo qual a tecnologia é implementada e empregada na loja.

Empregados municiados com leitores de RFID portáteis têm se tornado uma cena cada vez mais comum nas lojas físicas de varejo. Elas evoluíram, deixando de lado os inventários baseados em contagem manual, realizados uma ou duas vezes ao ano. Também abandonaram os códigos de barra, municiando as peças com etiquetas de RFID, uma forma de facilitar a leitura, tornando os inventários mais rápidos e precisos.

Mesmo assim, a gestão do inventário com leitores portáteis de RFID ainda requer pessoal para levantar o estoque. Os dados coletados pelos leitores portáteis carecem de informações de localização e de confiabilidade, sendo geralmente coletados em instantâneos que não podem ser reproduzidos, a cada poucas semanas, por empregados que são frequentemente interrompidos em sua tarefa.

Soluções suspensas de RFID: análises confiáveis, melhor experiência do cliente, mais vendas

Um número crescente de empresas líderes do varejo está mudando para uma outra alternativa de uso de RFID: soluções suspensas de RFID. Com leitores de RFID discretos e fixos, instalados nos tetos, um fluxo contínuo de dados de valor, em tempo real, passa a ser coletado automaticamente. Para se ter uma ideia, um único leitor com várias antenas suspensas é capaz de cobrir um espaço no varejo de 2.000 sq/ft.

Soluções suspensas de RFID fornecem uma visibilidade mais acurada e por minuto do estoque disponível na loja, na sala de retaguarda e na recepção, sem ocupar o espaço nobre da loja. Com um sistema de inventário totalmente automatizado, a equipe de vendas fica 100% livre para focar nos clientes. Além disso, a visibilidade permanente do estoque disponível permite um atendimento mais efetivo e eficiente.

As soluções suspensas de RFID não só realizam o inventário do estoque estático disponível nas prateleiras e nas araras. Cobrem uma área ampla, distinguindo entre etiquetas imóveis e em movimento e, com isso, rastreando a mercadoria que se encontra em circulação ou saindo da loja.

Soluções de RFID suspensas e discretas permitem que os lojistas reúnam dados em tempo real sem precedentes para uma contabilidade mais acurada do que existe disponível na loja em qualquer momento, onde o item se encontra e quando foi retirado da prateleira. Essa riqueza de dados não só melhora a visibilidade do estoque e reduz a falta de mercadorias no estoque, mas também fornece informações sobre as taxas de conversão, rastreando quais itens foram levados para os provedores e devolvidos às prateleiras e quais não foram movimentados.

Glossário:

RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que utiliza campos eletromagnéticos de radiofrequência para transferir informações de uma etiqueta para um leitor de RFID, para fins de identificação e localização de um dado item (pessoa, objeto, planta, animal). Algumas etiquetas têm sua própria fonte de alimentação. Outras não requerem bateria. Derivam energia do campo eletromagnético gerado a partir do leitor. As etiquetas de RFID também podem ser utilizadas como sensor (RFID as a sensor), fornecendo dados e informações sobre as condições do item identificado.

RFID é parte do conjunto de tecnologias conhecidas como AIDC – Automatic  Identification and Data Capture e é um meio rápido e confiável de identificar um dado objeto.

Ler também:

RFID no futuro: biohacking como um caso de uso

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.