O que você fará quando um robô estiver fazendo o seu trabalho?

0
180

Máquinas inteligentes irão automatizar o trabalho do conhecimento. Haverá demanda por graduados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Milhões de profissionais de alto nível perderão os seus empregos.

O aprendizado de máquinas e o uso de interfaces que compreendem os humanos estão mudando as fronteiras da automação. Nas empresas intensivas em informação, a estrutura organizacional irá se transformar rapidamente à medida que as máquinas forem ocupando posições ao longo da cadeia de valor do trabalho do conhecimento.

Haverá uma forte demanda por graduados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com a oferta de emprego crescendo quase duas vezes mais rapidamente nessas áreas do conhecimento que em outras. Com a intensificação da automação do trabalho do conhecimento, profissionais de nível médio serão deslocados das suas funções e as competências de mais alto nível tornar-se-ão mais importantes. Nos trabalhos de alto nível, milhões de profissionais perderão os seus empregos para as máquinas inteligentes. As oportunidades de trabalho para humanos irão se concentrar em nichos em que o saber acumulado não pode ser transformado em conhecimento explícito. Elas terão a ver com competências sociais e afetivas, tais como empatia, solidariedade, amizade e carinho.

Em virtude de todas essas mudanças, prover novas competências para os profissionais, reciclar e reinventar empregos para os trabalhadores do conhecimento e repensar a natureza da educação pública deverão estar entre as prioridades de empresas, academia e governos.

Será que estamos preparados para o que está por vir?

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.