O que a Geração Z traz de novo?

0
980

A nova geração, que em breve ocupará cargos de importância nas empresas, é chamada de Z e corresponde aos nascidos bem no finalzinho do século passado. Esta geração, também chamada de digital, não conhece o mundo sem internet. Está preocupada com sustentabilidade e com a sua felicidade no emprego, com o qual não se casará para sempre.

Para esses jovens, os valores da empresa e o ambiente de trabalho são fundamentais. Eles mudarão a cultura das empresas, que deverão se adaptar para poder mantê-los nos seus quadros. E não será o contrário, como acontece com as gerações anteriores, que buscam se adaptar à cultura da empresa para manter o emprego.

A grande afinidade com a tecnologia torna esses trabalhadores fundamentais para gerar inovações em todos os aspectos. Com a geração Z sendo a detentora natural do conhecimento digital, a empresa terá que, cada vez mais, a ela se adaptar.

Para a geração Z, o mundo é um espaço sem limites e do seu jeito. Jovens dessa geração ficam frustrados com regras criadas pelas gerações anteriores, especialmente pela Y e a X. Os valores atuais das empresas não farão sentido para eles, que irão tornear o ambiente de trabalho segundo os seus próprios valores.

Quais os desafios da empresa com essa geração? Compreendê-la e mantê-la feliz, deixando que impregne o ambiente de trabalho com a sua energia e o seu talento tecnológico, e dando a ela um papel fundamental nas atividades que desempenha.

Estruturas organizacionais baseadas na hierarquia não conseguirão extrair da geração Z o seu melhor. É preciso que essa geração possa trabalhar conforme as suas crenças e sentir que participa do processo de decisão, que é ouvida e que suas ideias são consideradas, mesmo que nem sempre sejam implementadas.

A nova geração Z é a geração da nova empresa!

Ler também:

Brasil: país inovador em algoritmos para Recursos Humanos

O pecado original das empresas

- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Silvia Frick
Colaboradora do site TIC em Foco. Atua na área de tecnologia para recursos humanos há mais de cinco anos, tendo participado do desenvolvimento de sistemas inovadores e metodologias para recrutamento e seleção de pessoas e avaliação por competências. As contribuições dos colaboradores para o site não necessariamente refletem a opinião dos administradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.