
A nova geração, que em breve ocupará cargos de importância nas empresas, é chamada de Z e corresponde aos nascidos bem no finalzinho do século passado. Esta geração, também chamada de digital, não conhece o mundo sem internet. Está preocupada com sustentabilidade e com a sua felicidade no emprego, com o qual não se casará para sempre.
Para esses jovens, os valores da empresa e o ambiente de trabalho são fundamentais. Eles mudarão a cultura das empresas, que deverão se adaptar para poder mantê-los nos seus quadros. E não será o contrário, como acontece com as gerações anteriores, que buscam se adaptar à cultura da empresa para manter o emprego.
A grande afinidade com a tecnologia torna esses trabalhadores fundamentais para gerar inovações em todos os aspectos. Com a geração Z sendo a detentora natural do conhecimento digital, a empresa terá que, cada vez mais, a ela se adaptar.
Para a geração Z, o mundo é um espaço sem limites e do seu jeito. Jovens dessa geração ficam frustrados com regras criadas pelas gerações anteriores, especialmente pela Y e a X. Os valores atuais das empresas não farão sentido para eles, que irão tornear o ambiente de trabalho segundo os seus próprios valores.
Quais os desafios da empresa com essa geração? Compreendê-la e mantê-la feliz, deixando que impregne o ambiente de trabalho com a sua energia e o seu talento tecnológico, e dando a ela um papel fundamental nas atividades que desempenha.
Estruturas organizacionais baseadas na hierarquia não conseguirão extrair da geração Z o seu melhor. É preciso que essa geração possa trabalhar conforme as suas crenças e sentir que participa do processo de decisão, que é ouvida e que suas ideias são consideradas, mesmo que nem sempre sejam implementadas.
A nova geração Z é a geração da nova empresa!
Ler também:
Brasil: país inovador em algoritmos para Recursos Humanos