O pecado original das empresas

0
220

As empresas estão com novos desafios, melhorar o relacionamento com os seus funcionários, criar ambientes de trabalho agradáveis e se esforçar por entender o que torna mais produtivas as novas gerações.

Para atender às novas tendências, surge um termo cada vez mais escutado pelos profissionais de Recursos Humanos: People Analytics.

Mas o que o que isto significa? Simplesmente, conhecimento. Uma receita que permite descobrir o que está por trás da produtividade dos funcionários e quais são as redes internas que permeiam a “cultura” da empresa.

Opa! Mas quer dizer que a “cultura” não é criada pela missão, visão e valores da empresa? Pois bem, a resposta é não. Não interessa quanto a empresa tentou delinear a sua cultura e repassar para os funcionários. São eles que, em última instância, criam cultura, influenciando e sendo influenciados pelo ambiente de trabalho.

Alguns pensam, “odeio trabalhar nessa empresa”, “me sinto um peixe fora d’água”. Outros preferem ficar calados, pensando em “pular fora” assim que uma oportunidade surgir. Muitos permanecem onde estão porque “é mais fácil achar um novo trabalho se estiver no mercado”.

E a empresa, como fica com gente trabalhando sem se encontrar dentro dela?

Grande descoberta! Iniciativas em People Analytics, como a do Lovemondays, permitiram detectar a desconformidade dos funcionários de empresas com alto grau de satisfação em pesquisas internas. Sistemas como o HRPM identificaram que grande parte das pessoas que trabalha em algumas empresas não se identifica com elas.

Mas, e o que diziam as pesquisas de clima organizacional? O que a empresa quer ouvir, o que ela pensa que é importante para sua cultura, sem trazer à luz o que faz feliz ou infeliz o trabalhador.

Esse é o pecado original das empresas, ver o seu lado e dar a voz ao trabalhador apenas para opinar sobre o que considera importante para “sua” planejada cultura.

É hora de ouvir quem faz da empresa o que ela é. De conhecê-lo e traçar estratégias que foquem na criação de uma cultura de profissionais satisfeitos!

- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Silvia Frick
Colaboradora do site TIC em Foco. Atua na área de tecnologia para recursos humanos há mais de cinco anos, tendo participado do desenvolvimento de sistemas inovadores e metodologias para recrutamento e seleção de pessoas e avaliação por competências. As contribuições dos colaboradores para o site não necessariamente refletem a opinião dos administradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.