Mulheres em atividades de inovação nas empresas

0
138

TIC em Foco, a partir de notícia da Agência Brasil

A Pintec 2014 investigou a presença de mulheres nas áreas de inovação das empresas.

Além dos setores da indústria extrativa e de transformação, a Pintec do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) levanta informações sobre a inovação de empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas do setor de eletricidade e gás e de serviços selecionados, abrangendo, na categoria, as atividades de edição e gravação e edição de música; telecomunicações; serviços de arquitetura e engenharia, testes e análises técnicas; pesquisa e desenvolvimento científico; e informática (incluindo desenvolvimento e licenciamento de software e prestação de serviços diversos de TI: desenvolvimento de software sob encomenda, consultoria e suporte técnico, tratamento de dados e serviços de informação na Internet).

Considerando os setores investigados, a maior participação de pesquisadores do sexo feminino no total da mão de obra envolvida em atividades de pesquisa e desenvolvimento ocorreu na indústria: 22% do total. Nos serviços selecionados, a participação foi de 18,2%; enquanto nas empresas de eletricidade e gás foi ainda inferior: 16,1%.

“É importante perceber que as mulheres atuam predominantemente nos setores que fazem produtos voltados para elas: farmoquímica, sabão, detergente, limpeza, cosmético, higiene pessoal, farmacêutica e confecção. São atividades compatíveis com setores que lidam muito com o público feminino”, ressalta Alessandro Pinheiro, gerente da Pintec.

Segundo ele, no âmbito das empresas da indústria de transformação foi a atividade de fabricação de produtos farmoquímicos que acusou o maior percentual de mulheres pesquisadoras (75,3%), seguida das atividades de fabricação de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (66,2%), fabricação de produtos farmacêuticos (60,2%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (58,8%).

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.