Felicidade e produtividade

0
478

O que faz feliz o funcionário pode ser a chave do aumento da produtividade. Veja a fábula da formiga publicada na revista Pazes. Uma formiga feliz fazendo seu trabalho de forma produtiva acaba sofrendo com experiências de supervisão e burocracia da empresa, o que acaba tirando a sua felicidade.

Se o trabalhador está entusiasmado e faz seu trabalho direitinho, qualquer alteração no ambiente de trabalho poderá mudar o cenário para pior. Ao invés de imaginar o que o tornaria ainda mais produtivo, não seria melhor descobrir o que o torna produtivo? Será que esse trabalhador, além de produtivo é feliz, como no caso da fábula?

Sem dúvida, a felicidade nos torna melhores e mais produtivos, como mostram diversos trabalhos científicos. Empresas como a Google investiram para que seus funcionários sejam felizes e produzam mais. Muitas empresas como ela buscam oferecer condições de trabalho que torne mais felizes seus funcionários, mas poucas sabem o que os faz feliz. Isso porque as pessoas se satisfazem com diferentes estímulos e o que faz feliz a um pode não ser efetivo para outro.

A menos que… a empresa escolha as pessoas pela felicidade que elas sentirão ao trabalhar com a política que a empresa tem e as condições que lhe serão dadas no ambiente de trabalho. Se consegue identificar esse aspecto durante o processo de seleção, terá pessoas motivadas e produtivas trabalhando.

A nossa formiguinha estava motivada, a empresa mudou seu ambiente, impôs novas regras e a deixou desnorteada. Que tal a empresa se nortear pelas preferências dos trabalhadores criando um ambiente cada vez mais consoante com elas? Que tal contratar pessoas que se darão bem no ambiente criado pelas preferências dos trabalhadores?

Alguns dos desafios que enfrentam gestores de RH e fornecedores de tecnologia encontram-se na chamada Internet das Pessoas (IoP), que, similarmente à Internet das Coisas (IoT), está revolucionando a sociedade e a economia. A IoP será cada vez mais usada para conhecer o que torna o trabalhador feliz, com sistemas e aplicativos que começaram a surgir buscando uma hegemonia ainda remota e apontando para diferentes direções. É época de testes e aprendizado!

- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Silvia Frick
Colaboradora do site TIC em Foco. Atua na área de tecnologia para recursos humanos há mais de cinco anos, tendo participado do desenvolvimento de sistemas inovadores e metodologias para recrutamento e seleção de pessoas e avaliação por competências. As contribuições dos colaboradores para o site não necessariamente refletem a opinião dos administradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.