eSUS Cidade Saudável: nova solução desenvolvida pela Sysvale

0
413

Peça um orçamento; represente a Sysvale na sua região

O eSus Cidade Saudável é a mais nova solução desenvolvida pela empresa Sysvale. Tem como objetivo contribuir para o trabalho de campo dos agentes comunitários de saúde, para a supervisão eficiente dos coordenadores das equipes de atenção básica e para o fornecimento de informações valiosas sobre a saúde da população para o gestor municipal.

Planejado inicialmente para atender às necessidades do município de Petrolina, Pernambuco, o sistema entrou em operação no segundo semestre de 2016, fazendo a primeira transmissão de dados para o Sus (Sistema Único de Saúde) em setembro de 2016. “Essa transmissão é obrigatória. Todas as prefeituras precisam fazê-la, para ter acesso aos recursos federais”, explica Eugênio Marques, gerente da Sysvale.

No pouco tempo de existência do sistema, a Sysvale conseguiu chegar a duas certezas. A primeira é que possui uma solução excepcional, diferenciada, com funcionalidades que vão além daquelas fornecidas pela maioria das empresas ofertantes de aplicativos similares. A segunda é que o preço é comparativamente mais baixo que o das concorrentes.

O eSus Cidade Saudável surgiu para superar um problema comum aos municípios brasileiros: o uso de fichas em papel para coleta domiciliar de informações sobre a saúde da população, uma tarefa realizada periodicamente pelos agentes comunitários de saúde. O preenchimento em papel requer o trabalho adicional de digitação para, então, serem transmitidas pelo coordenador das equipes de campo para o Governo Federal. “O coordenador precisa digitar uma quantidade grande de fichas por semana ou contratar alguém que o faça, criando um gargalo importante no processo e abrindo um nicho para as empresas de desenvolvimento”, comenta Eugênio.

Com apoio do eSus Cidade Saudável, os agentes comunitários de saúde coletam informações em um tablet, transmitindo-as em tempo real, quando o município dispõe de plano de dados, no momento em que chega no posto de saúde ou, ainda, em dia e horário de sua preferência. Os dados ficam armazenados no tablet até que a sua transmissão seja efetuada.

O software da Sysvale foi desenvolvido com apoio da equipe de atenção básica de Petrolina, através de um acordo de cooperação técnica entre a empresa e o município. “Isso fez toda a diferença”, diz Eugênio, “pois permitiu que os desenvolvedores pudessem conhecer a fundo as necessidades dos agentes, coordenadores e gestores públicos”. Com o apoio dos usuários, a Sysvale pode elaborar formato de relatórios sintonizado com as atividades de supervisão dos coordenadores e, também, dashboard customizável contendo dados e informações de mais alto nível para os gestores públicos. Personalizar os relatórios conforme as necessidade do município é, inclusive, um dos diferenciais do eSus Cidade Saudável.

O aplicativo da Sysvale faz o que o Ministério da Saúde determina e muito mais. Tem inteligência, lembra coisas que o agente comunitário precisa investigar em situações específicas, avalia a consistência dos dados, mostra a curva de crescimento assim que o agente inclui o peso de uma criança, permite o controle da carteira de vacinação, etc.

Outra vantagem do eSus Cidade Saudável é que os dados coletados são de propriedade do município. Tal como acontece com a ferramenta gratuita do Sus, com o aplicativo da Sysvale, os dados também são transmitidos para o Ministério. No entanto, também ficam com o município, contribuindo para a gestão eficiente da saúde em nível local. Como explica Eugênio, “a opção do governo é gratuita, mas não fornece conhecimento e insights para gestão eficiente da saúde da população local”.

Após visita a diversas prefeituras, a Sysvale percebeu que um dos grandes diferenciais do seu aplicativo em relação ao dos concorrentes tem a ver com o preço. A empresa trabalha com três planos distintos:

  • Standard – Plano direcionado para municípios que não conseguem atender as exigências do Sus. Por um preço irrisório, os municípios não conformes podem, com facilidade, se adequar aos requerimentos legais. A oferta inclui o módulo agente comunitário, a transmissão de dados para o Sus e dashboard padrão para gestão local.

  • Premium – Além das funcionalidades do Plano Standard, o plano Premium oferece customização de dashboard e acesso aos módulos adicionais, em fase de desenvolvimento.

  • Master – Além de todas as funcionalidades do Plano Premium, no Plano Master, a Sysvale também fornece, em sistema de comodato, os tablets a serem utilizados pelos agentes comunitários de saúde e acesso a pesquisas qualitativas desenvolvidas pela Fiocruz através de uma parceria público-privada entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Sysvale.

O investimento que o município fará no eSus Cidade Saudável depende do plano selecionado e do tamanho da sua população. Entre em contato com a Sysvale (74 – 3611-6061) para obter um orçamento para o seu município. Para mais informações sobre a solução, acesse o endereço http://esus.cidadesaudavel.com/.

Quer representar este produto na sua região? Entre em contato com a Sysvale para saber mais a respeito desta oportunidade.

 

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.