
A identificação com os colegas no ambiente de trabalho em geral acontece pelo compartilhamento de hábitos e preferências.
Nos Estados Unidos, estudos mostram que os recrutadores buscam pessoas que se identificam com quem já trabalha na empresa (hirable like me). Pode parecer injusto, mas é uma realidade: as pessoas querem ter por perto alguém que pareça com elas, com o mesmo perfil, ideias, hábitos e preferências semelhantes.
Viajar com um colega e ter que compartir janta ou suportar longas esperas em aeroportos pode resultar prazeroso ou se tornar uma verdadeira tortura. Da mesma forma, ouvir permanentemente o colega que senta ao seu lado criticando a empresa por não oferecer um plano de carreira, pode deixá-lo irritado se não compartilha da mesma opinião.
O fato de as pessoas terem de passar muito tempo com os seus colegas de trabalho requer que as empresas valorizem os ambientes, considerando a existência de interesses semelhantes. Compartilhar hobbies, gostos e hábitos ajuda na integração das equipes.
As empresas precisam ficar antenadas com esta necessidade natural do ser humano de se identificar com o próximo e procurar, dentro do possível, contratar pessoas que têm afinidades com os demais membros da equipe onde irá atuar.
Não são apenas conhecimentos técnicos ou aspectos psicológicos e comportamentais que definem o sucesso de uma contratação. O aspecto de “identificação” com o ambiente, através do atendimento a hábitos e preferências dos membros da equipe, é um elemento fundamental para esse sucesso. No entanto, ainda vem sendo negligenciado pela grande maioria das empresas.
Ver também: