Contratação bem-sucedida pode requerer hábitos e preferências similares

0
239

A identificação com os colegas no ambiente de trabalho em geral acontece pelo compartilhamento de hábitos e preferências.

Nos Estados Unidos, estudos mostram que os recrutadores buscam pessoas que se identificam com quem já trabalha na empresa (hirable like me). Pode parecer injusto, mas é uma realidade: as pessoas querem ter por perto alguém que pareça com elas, com o mesmo perfil, ideias, hábitos e preferências semelhantes.

Viajar com um colega e ter que compartir janta ou suportar longas esperas em aeroportos pode resultar prazeroso ou se tornar uma verdadeira tortura. Da mesma forma, ouvir permanentemente o colega que senta ao seu lado criticando a empresa por não oferecer um plano de carreira, pode deixá-lo irritado se não compartilha da mesma opinião.

O fato de as pessoas terem de passar muito tempo com os seus colegas de trabalho requer que as empresas valorizem os ambientes, considerando a existência de interesses semelhantes. Compartilhar hobbies, gostos e hábitos ajuda na integração das equipes.

As empresas precisam ficar antenadas com esta necessidade natural do ser humano de se identificar com o próximo e procurar, dentro do possível, contratar pessoas que têm afinidades com os demais membros da equipe onde irá atuar.

Não são apenas conhecimentos técnicos ou aspectos psicológicos e comportamentais que definem o sucesso de uma contratação. O aspecto de “identificação” com o ambiente, através do atendimento a hábitos e preferências dos membros da equipe, é um elemento fundamental para esse sucesso. No entanto, ainda vem sendo negligenciado pela grande maioria das empresas.

Ver também:

Internet das Pessoas: o novo paradigma no mundo empresarial

Felicidade e produtividade

- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Silvia Frick
Colaboradora do site TIC em Foco. Atua na área de tecnologia para recursos humanos há mais de cinco anos, tendo participado do desenvolvimento de sistemas inovadores e metodologias para recrutamento e seleção de pessoas e avaliação por competências. As contribuições dos colaboradores para o site não necessariamente refletem a opinião dos administradores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.