Conheça aplicativos desenvolvidos a partir de dados públicos

0
159

Os aplicativos abaixo foram desenvolvidos a partir de dados abertos do governo, disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br). Visite o site e surpreenda-se com tudo o que pode ser realizado com os metadados já disponíveis.

Reputação S.A. (http://reputacao-sa.org/) – traz informações diversas sobre empresas, em formato ilustrativo e intuitivo, sendo de fácil utilização em smartphones e tablets. Dados utilizados: Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas

Reclamações Procon (http://www.reclamacoesprocon.com.br/) – traz informações com visualização simplificada e bem elaborada, incluindo gráficos e figuras. Exibe apenas os principais dados na página inicial de cada empresa, permitindo especificar as reclamações por sexo ou por atendidas/não atendidas.

Dados utilizados: Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas

Reclamações BR (http://reclamacoes-br.herokuapp.com/)- apresenta informações mais relevantes sobre os grupos empresariais e uma lista de empresas de cada grupo, incluindo seu CNPJ, Nome Fantasia e número de reclamações; contém também ranking bastante informativo.

Dados utilizados: Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Para onde foi o meu dinheiro (http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br/) – demonstra de uma forma gráfica e interativa como o orçamento foi executado na esfera federal e no estado de São Paulo. O aplicativo permite que visualizar a distribuição dos investimentos do governo em suas áreas temáticas como educação, saúde, assistência social, trabalho etc. Dados utilizados: Despesas diretas do Executivo Federal

Onde Acontece (http://ondeacontece.com.br/) – tem como objetivo estimular a divulgação de dados sobre segurança pública dos estados, municípios e do país para permitir a comparação entre regiões através da análise de índices de ocorrência de crimes. Foram cruzados dados do IBGE e da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Dados utilizados: Ocorrências criminais no estado do Rio Grande do Sul, Malha geométrica dos municípios brasileiros

Aeroportos Brasil (http://ison.stratebi.es/aerobrasil/) – mostra o movimento de aeronaves e passageiros nos aeroportos administrados pela Infraero em 2011 (em breve 2012). Em aeronaves, estão computados pousos e decolagens. Em passageiros, embarques e desembarques.

Dados utilizados: Movimento dos Aeroportos Administrados pela Infraero

Siga seu vereador (http://www.vereadores.org/) – tem como objetivo criar uma plataforma de linha do tempo com as ações realizadas pelos atuais vereadores, com os usuários podendo seguir os vereadores selecionados. Foi campeão da Maratona de Programação da Câmara Municipal de São Paulo.

Dados utilizados: Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Radar Parlamentar (http://radarparlamentar.polignu.org/) – Análise matemática sobre os dados de votações de projetos de lei na câmara para determinar as “semelhanças” entre partidos na atuação parlamentar. Essas semelhanças são apresentadas em um gráfico bi-dimensional, em que círculos representam partidos e a distância entre esses círculos representam o quão parecido esses partidos votam. Quadro com os círculos representando os partidos pode ser tomado para uma dada janela de tempo, permitindo que a aplicação exiba uma animação com a “movimentação” dos partidos ao longo do tempo.

Dados utilizados: Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Fala, Câmara (http://lucasnemeth.pythonanywhere.com/)- apresenta o resultado de análises algorítmicas feitas sobre os dados textuais da Câmara Municipal de São Paulo. Avalia os textos das ementas e registros de sessões, buscando obter resultados que serão cruzados com os cadastros de projetos, autores e assuntos. O projeto contém formas gráficas de visualização deste conteúdo e rankings das palavras e temas abordados assim como permite refinar as informações, filtrando-as por datas, assuntos ou vereadores específicos.

Dados utilizados: Votações dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo

Basômetro (http://estadaodados.herokuapp.com/html/basometro/) – – ferramenta interativa que permite medir o apoio dos parlamentares ao governo e acompanhar como se posicionaram nas votações legislativas. Cada um é representado por uma bolinha com a cor do partido. Quanto mais próxima ela está do governo, maior é a taxa de governismo.

Dados utilizados: Informações Legislativas da Câmara dos Deputados

Painel do PAC (http://www.it4biz.com.br/apps/dados.gov.br/obrasdopac/) – visualizador do estado das obras do PAC.

Dados utilizados: Obras do Programa de Aceleração do Crescimento

- Publicidade -
Innovation Hunter

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.