
Dedicada à tecnologia de drones, a Airware recebeu recursos da Caterpillar Ventures, o braço de investimento da Caterpillar Inc., uma das principais fabricantes de equipamentos de construção e mineração.
Ao invés de fabricar seus próprios veículos aéreos não tripulados, o foco da Airware está na oferta de software e serviços que ajudam grandes empresas a usar os drones em suas operações, planejando e automatizando os voos e analisando os dados coletados.
A empresa tem concentrado o seu foco de atuação em setores econômicos que, a seu ver, já definiram casos reais de uso e possuem condições econômicas suficientes para empregar drones comercialmente, em larga escala. São eles: seguros, construção e mineração.
Ao incluir os drones do seu dia a dia, as grandes empresas desses setores buscam geralmente reduzir custos, melhorar a segurança dos trabalhadores ou aumentar receita e produtividade. Por exemplo, as empresas de seguros usam a tecnologia de drone da Airware para inspecionar danos em telhados ou para analisar locais inundados em torno de uma edificação. Empresas de mineração adotam a tecnologia para monitorar a quantidade de material transferido de uma pedreira para um estoque e, em seguida, para os clientes, tornando desnecessário que os trabalhadores cheguem até o topo de um estoque com sensores pesados. No setor de construção, a Airware ajuda na elaboração de mapas de um dado local, na realização de inspeções e na monitoração do progresso e da segurança de uma dada construção.
A Caterpillar quer passar a oferecer serviços de drone aos seus clientes e aos clientes de seus revendedores principais. Dada a enorme penetração mundial de seus equipamentos, é de se esperar que a estreita relação que terá com a Caterpillar ajude a Airware a ganhar clientes fora dos Estados Unidos.
A tecnologia de drone tem um valor total de mercado avaliado em US$ 100 bilhões, incluindo drones para fins militares e de consumo. Deste total, a Goldman Sachs prevê que, entre 2016 e 2020, os setores comercial e civil gastarão US$ 13 bilhões em drones.