Apertem os cintos, o piloto sumiu!

1
272

As previsões para o surgimento do carro autônomo variam entre 10 e 20 anos. No entanto, a corrida já começou. Grandes empresas da indústria automotiva, tais como GM, Nissan, Toyota, Volvo e Tesla Motors, e empresas de TI, tais com Apple, Google e Uber, estão empenhadas em retirar do motorista a tarefa de guiar o próprio carro. Apesar de navegarem na mesma direção, esses players seguem sentidos contrários. As fabricantes de carros querem compreender mais sobre os dispositivos de automação, enquanto as gigantes do mundo digital buscam obter conhecimentos sobre o automóvel em si.

Recentemente, Google atraiu a atenção do mundo, e dos concorrentes, apresentando o seu protótipo para duas pessoas, feito de material que reduz impacto, atingindo velocidade máxima de 40 km. por hora. O usuário entra no veículo, programa o destino e o carro inicia a viagem. Seu sistema possui um dispositivo para localização e é capaz de detectar obstáculos e objetos em movimento durante o percurso, evitando acidentes.

O carro autônomo irá proporcionar mudanças radicais. Uma delas diz respeito à redução dos engarrafamentos, já que os veículos passarão a ter capacidade de selecionar entre trajetórias alternativas, baseando-se em um conhecimento em tempo real das condições de trânsito local e comunicando-se entre si. Outra mudança impactante diz respeito às atividades que o viajante poderá realizar durante a viagem, quando estiver liberto da tarefa de guiar o carro. O interior do automóvel irá se transformar, provavelmente, em uma extensão da casa ou do escritório, local adequado para assistir a um bom filme, realizar teleconferência, conversar com pessoal do escritório, ler um bom livro… totalmente conectado ao mundo externo.

- Publicidade -
Innovation Hunter
COMPARTILHAR
Virgínia Duarte
Socióloga e cientista política, com especialização em gestão empresarial. Foi responsável pela área de Inteligência da Softex. Responsável técnica e coautora de várias publicações sobre o setor de TIC. É sócia-diretora da TIC em Foco Estudos e Projetos e editora do site/blog TIC em Foco.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.